FANDOM

Hajime Saitō
Saito
Kanji
斎藤 一
Estréia
Mangá
Anime
Jogos
Informação Pessoal
Alcunhas
Gorō Fujita
Lobo Solitário de Mibu
Saito
Gênero
Masculino
Nascimento
18 de fevereiro de 1844
Idade
34 anos
Família
Ocupação
Policial
Agente Secreto
Líder de Esquadrão (Shinsengumi)
Afiliação
Polícia de Tokyo
Governo Meiji *
Esquadrão 3 da Shinsengumi *
Combate
Estilo
Armas
Katana sem nome
Atores e Dubladores
Seiyū
鈴置 洋孝; Suzuoki Hirotaka *
成田 剣; Narita Ken *
Dublador
Ator
江口 洋介; Eguchi Yosuke

Hajime Saitō (斎藤 一; Saitō Hajime) é um agente secreto do Departamento de Assuntos Internos do governo Meiji. Na dublagem, seu nome é pronunciado como Saito Ajime (sem a pronúncia do "H").

Ele é conhecido por ter liderado o terceiro esquadrão da Shinsengumi, um grupo policial do xogunato de Tokugawa durante o Bakumatsu. Como membro da Shinsengumi, Saito confrontou o grupo Shishi diversas vezes durante a revolução, o que formou uma rivalidade entre ele e o hitokiri Battosai Kenshin Himura (vulgo Battōsai o Retalhador), aliado do grupo.

Conceito e Criação

Nobuhiro Watsuki baseou Saito na figura histórica de mesmo nome, que era o capitão do terceiro esquadrão da Shinsengumi durante o Bakumatsu, assim como um dos 3 melhores espadachins da organização (figura que, consequentemente, inspirou personagens de diversas séries além de Rurouni Kenshin, como Hakuōki e Peacemaker Kurogane). Watsuki alterou o personagem para um patamar superior ao de outras figuras históricas (como, por exemplo, Sōji Okita), já que Saito iria ter um papel maior na série, e que Saito deveria ser "um herói sujo que mantém seu lema "Aku Soku Zan" (悪即斬; "Mate os malignos imediatamente", poeticamente traduzido como "Morte Rápida ao Mal")

Aparência

ShinsengumiSaito

Saito durante a revolução, trajando o uniforme da Shinsengumi.

Saito é um homem particularmente alto e magro, com braços e pernas alongados, e olhos estreitos e lancinantes. Seus cabelos escuros são ordenadamente penteados para trás, com a exceção de quatro pequenas franjas (que já foram até comparadas às antenas de uma barata). Durante a revolução, ele usava um rabo-de-cavalo samurai. Ele é geralmente visto com um cigarro.

Durante o Bakumatsu, ele só é visto trajado nas vestes da Shinsengumi, mas não o utilizou mais após a queda do xogunato, trocando-o pelo uniforme da polícia na era Meiji. No anime, ele é descrito por Makoto Shishio como "um homem que parece um lobo."

Personalidade

SaitoGatotsu

Saito conversa com o oponente antes de executar seu Gatotsu.

Um antigo capitão da lealista força policial Shinsengumi, Saito possui uma antiga rivalidade com o imperialista Kenshin Himura. Saito não demonstra compaixão alguma por seus inimigos, vivendo pelo código (fictício) da Shinsengumi Aku Soku Zan. Ele é arrogante e mesmo perverso em diversos aspectos, admitindo até seu gosto pelo ato de matar.

Após atestar o voto de Kenshin de que nunca mais mataria, Saito decide deixar sua rivalidade de lado.

Saito a paz e a ordem, mesmo na sociedade criada por seus antigos inimigos, sendo que qualquer homem ou grupo corrupto ou despótico é um alvo para ele. Ele espera que seus companheiros militares (tanto os da Shinsengumi quanto os policiais da era Meiji) executem suas tarefas sem a interferência de sentimentos pessoais. Apesar de sua seriedade habitual, Saito possui um mórbido senso de humor.

Ele é um excelente observador e um rápido analista, podendo perceber até mesmo os motivos escondidos de seus aliados e oponentes, e considera Sanosuke Sagara como um amador de potencial mediano.

É revelado que Saito gosta de sobá, um tipo de macarrão japonês tradicionalmente degustado na passagem do ano.

Habilidades

SaitoSano

Saito derrota Sanosuke com um uppercut, golpe usado em estilos como boxe, kickboxing e muay thai.

Um dos melhores espadachins da série, Saito possui um kenjutsu que engloba técnicas e posições do chamado Shinsengumi-Kenjutsu, estilo baseado no Tennen Rishin-ryū, e desenvolvido pelo vice-comandante da Shinsengumi, Toshizō Hijikata. A única técnica nomeada de Saito, Gatotsu, é baseada na famosa Hirazuki de Hijikata. Gatotsu possui diferentes posturas, sendo que a primeira (Ishiki) é a mais habitual, gerando uma estocada frontal na altura dos ombros. Na segunda (Nishiki), a estocada é executada de cima para baixo, e a terceira (Sanshiki) é utilizada para combate aéreo, sendo que a estocada parte do chão, viajando diversos metros para cima.

A quarta posição do Gatotsu é a técnica secreta (奥義) de Saito, conhecida como posição zero (Zeroshiki). Trata-se de um golpe utilizando apenas a metade superior do corpo, que pode ser executado à queima-roupa, quando não há tempo para a posição das pernas. Usui Uonuma comenta que os Shinsengumi tinham o hábito de aperfeiçoar as técnicas de que mais gostavam para não precisarem trocar durante a luta. O movimento da Gatotsu pode ser utilizado em batalha mesmo sem espada.

Outro ponto forte de Saito é o combate corpo-a-corpo, cujo estilo, com sua capacidade de defesa, velocidade e força, lembra o boxe. Quando Saito e Sanosuke se enfrentam, isto fica evidente, sendo que o espadachim o vence sem sofrer danos, apesar de ter evitado seu ombro machucado de propósito. Suas capacidades de análise são semelhantes às de Seijūrō Hiko XIII, podendo usar das fraquezas do inimigo facilmente. Ele também é bom em atuar, sendo um agente secreto especialmente capaz.

História

Durante o incidente ocorrido na pousada Ikedaya em 5 de junho de 1864, Saito e companheiros da Shinsengumi mataram e prenderam diversos extremistas do grupo Shishi, prevenindo o incêndio que devastaria Kyoto. Após a queda do xogunato, Saito foi forçado a esconder-se na população.